Artigos > Uso da acupuntura estética e ventosaterapia na redução abdominal

Uso da acupuntura estética e ventosaterapia na redução abdominal

USO DA ACUPUNTURA ESTÉTICA E VENTOSATERAPIA NA REDUÇÃO DA GORDURA ABDOMINAL

USE ACUPUNTURA ESTHETICS AND VENTOSATERAPIA TO REDUCE ABDOMINAL FAT

Autores: Marcia Cristina Arruda 1

Verônica Pires Ferreira Lucas 2

1. Bióloga, Acadêmica de Nutrição (UnP), aluna da Especialização em Acupuntura – UniSaúde (Natal/RN). Proprietária da Clínica Estética Márcia Arruda – Natal/RN

2. Enfermeira, aluna da Especialização em Acupuntura – UniSaúde (Natal/RN), Secretária de Saúde e Coordenadora do Programa de Saúde da Família (PSF) no Município de Caraúbas/RN

 

X-NONE MicrosoftInternetExplorer4

RESUMO

 

O estudo proposto focaliza a estética ocidental com os preceitos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). O objetivo deste trabalho é avaliar a associação da acupuntura sistêmica com eletroestimulação seguido de ventosaterapia. Este protocolo foi realizado por dez sessões e testado em cinco pacientes do sexo feminino com idade entre vinte e trinta anos. O protocolo realizado contou com um tempo mínimo de permanência da eletroacupuntura por vinte minutos e cinco minutos de ventosa. O objetivo foi avaliar a redução abdominal com a eletroacupuntura e ventosaterapia. Os resultados comprovaram significativa alteração das circunferências abdominais e alteração da sintomatologia dos indivíduos submetidos à pesquisa. È interessante ressaltar que a maior perda ocorre na primeira sessão. Portanto a união da MTC com a medicina ocidental pode ser um caminho eficiente para o processo da conquista estética com saúde, pois os impactos foram comprovados com eficácia. A Medicina Tradicional Chinesa fornece um leque muito amplo de tratamento neste sentido e esses resultados só confirmam as muitas possibilidades que ainda podem ser utilizadas.

 

Palavras Chave: gordura localizada, acupuntura, ventosaterapia, eletroacupuntura

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Todos os indivíduos apresentaram impacto diante da associação da acupuntura e ventosaterapia, agindo em cada um de maneira diferente, havendo a maior perda na primeira sessão.

Todos os indivíduos apresentaram alteração das circunferências abdominais (cintura e infraumbilical) e alterações sintomatológicas do início da terapia ao final das dez sessões.

A diminuição da circunferência da cintura de maneira geral foi maior que a redução da circunferência infraumbilical. Em relação aos sintomas relatados antes da terapia, todos os participantes da pesquisa relataram melhora dos sintomas durante ou após as dez sessões.

A medicina oriental pode causar impactos bastante interessantes para avaliação e investigação ocidental, partindo do ponto que um mínimo de dez sessões, com o tempo mínimo de permanência das agulhas e aplicação de ventosas pôde causar alterações relevantes em todos os indivíduos a ele submetido.

A Medicina Tradicional Chinesa fornece um leque muito amplo de tratamento neste sentido e esses resultados só confirmam as muitas possibilidades que ainda podem ser utilizadas.



Confira Também:

Acupuntura Estética
Quando se fala em Acupuntura Estética...
Magnetoterapia
CROMOTERAPIA
SHIATSU
Acupuntura – Verdades e Mitos
Rua Henfil, 65 - Anhangabaú - Jundiaí - SP

Copyright © Espaço saúde Reiashi - Todos os direitos reservados