Artigos > Avaliação do tratamento de Microfisioterapia em 300 paciente sofredores de lombalgia

Avaliação do tratamento de Microfisioterapia em 300 paciente sofredores de lombalgia

AVALIAÇÃO DO TRATAMENTO DE MICROFISIOTERAPIA EM 300

PACIENTES SOFREDORES DE LOMBALGIA

Daniel GROSJEAN and Didier POQUIN

September 1999 April

2000

 

INTRODUÇÃO

No consenso sobre fisioterapeutas tratando dor na lombar, B. DESNUS concluiu sua palestra com uma frase, “Até agora nós não temos visto nenhum estudo que nos faça capaz de se acertar a eficácia do tratamento de fisioterapia no caso de dor lombar baixa...”O jurado fez a mesma observação: “O júri ficou impressionado com quão raro é a autenticidade do diagnóstico, e como o que é feito na fisioterapia é avaliado no caso da dor lombar. Os profissionais e os membros do júri foram unânimes em considerar a pesquisa clinica no desenvolvimento da fisioterapia como não suficiente em nosso país. ( França)”.

A microfisioterapia é uma das técnicas manuais usadas na fisioterapia. É assim que a definimos: “O corpo humano, como qualquer sistema vivo, é concebido para se adaptar, se defender e se corrigir no caso de um trauma, emocional, tóxico, viral, microbiótico ou ataques ambientais. Quando esse ataque é mais forte do que as possibilidades de defesa do sistema, a vitalidade do tecido corporal é alterada. Isso é um processo de “memorização” dos ataques. A mudança na vitalidade tecidual pode ter como alvo vários locais ou manifestações distantes. A MICROFISIOTERAPIA procura por impressões deixadas por esses ataques nos tecidos diferentes do sistema, graças a essa técnica específica de micropalpação. Sua ação é realizar o mecanismo de auto correção, para evitar a degradação dos tecidos e restabelecer suas funções.”Muitos outros experimentos e avaliações tem sido realizados com a microfisioterapia nos casos de colopatia funcional, neurodistrofia, esofagite, acidentes em esporte, e trabalhadores deficientes, mas nada tem sido ainda sobre a dor lombar. O alvo dessa avaliação é medir a eficácia da microfisioterapia no tratamento da dor lombar baixa.

Para obter isso, um questionário foi usado domo parte da pesquisa.

CONCLUSÃO

A população de 237 sofredores de lombalgia completou um questionário explorando essa patologia, antes e duas vezes após a sessão. Uma única sessão ajudou o grupo de pacientes sentir significativamente melhor, tanto na dor como na deficiência motora. A melhora começa tão cedo como no segundo dia após a intervenção e dura até o sexto dia.

No geral, os pacientes melhoraram no mesmo dia, levando em consideração entre os diferentes índices e a melhora atinge todos os tipos de deficiência. Quero agradecer a todos os microfisioterapeutas que tomaram parte nesse estudo e os parabenizar pelos seus trabalhos.



Confira Também:

Acupuntura e estresse
Quando se fala em Acupuntura Estética...
Acupuntura Agulhas X Laser
Constelação Familiar
Terapia com Cone Hindu
BENEFICIOS DO REIKI - DANIELA SERRA
Rua Henfil, 65 - Anhangabaú - Jundiaí - SP

Copyright © Espaço saúde Reiashi - Todos os direitos reservados