Artigos > Acupuntura e estresse

Acupuntura e estresse

Acupuntura e Estresse

Sabemos que Acupuntura é uma medicina muito antiga, remonta ha pelo menos 5 mil anos, e que os primeiros escritos que conhecemos datam de 2 mil anos antes de Cristo. Originaria da China, esta ciência  atua no reequilíbrio da energia corporal, assim é plausível ponderar que acupuntura é tambem uma ciência psicossomática que através do reequilíbrio energético atua sobre as desordens psíquicas, as angústias, o nervosismo, a depressão, etc.

Estresse é o conjunto das reações que nosso organismo tem frente a situações súbitas e agressivas,  físicas ou psíquicas. Estas reações compreendem a produção de hormônios como a adrenalina aumentando o batimento cardíaco e acelerando a respiração, para deixar a pessoa mais alerta. Este mecanismo existe com o intuito de preparar o indivíduo para a luta e fuga, porém nos dias atuais não podemos lutar nem fugir. Enfrentar o estresse é uma tarefa continua para tentar reagir da melhor maneira possivel a cada nova situação da vida moderna. O estresse afeta a mente, os sentimentos, o comportamento e, invariavelmente, o corpo, originando varias formas de sintomas, que prejudicam o individuo no dia a dia, entre elas a ansiedade que é um estado emocional que se traduz pela sensação de aperto no peito desencadeado por sensação de incerteza, inquietação e angústia do momento presente e do futuro.

A Acupuntura vê esse estado de desequilibrio pelo aumento da energia Yang, e por uma perda de energia excessiva de canais energéticos especificos, levando o individuo a um misto de sensações de medo, palpitações cardíacas, suores, agitação psicomotora e nos casos mais graves ofuscamento da visão, fuga do pensamento e raciocínio, pressão alta, dores de cabeça, tonturas e diminuição das acuidades sensoriais.

No tratamento em Acupuntura, visamos reestabelecer este equilibrio, atuando assim em tais sintomas, levando gradativamente o individuo a seu estado de equilibrio pleno, tirando-o desse quadro, bem como de forma preventiva, mantendo o equilibrio para evitar novas crises de estresse, uma vez que a vida moderna nos cobra uma forma competitiva de ser.

Dr. José Rubens



Confira Também:

Avaliação do tratamento de Microfisioterapia em 300 paciente sofredores de lombalgia
Tratamento de Parkinson
BENEFICIOS DO REIKI - DANIELA SERRA
Quando se fala em Acupuntura Estética...
Magnetoterapia
REGENERAÇÃO CELULAR
Rua Henfil, 65 - Anhangabaú - Jundiaí - SP

Copyright © Espaço saúde Reiashi - Todos os direitos reservados