Artigos > Acupuntura Agulhas X Laser

Acupuntura Agulhas X Laser

Reportagem extraída da revista Saúde & Bem-estar, 3a. edição, abril 2011, Jornal de Jundiaí, escrita por Luciana Alves.

 

Para quem tem medo das tradicionais agulhas, hoje já existe a acupuntura a laser, que também proporciona ótimos resultados, mas que nem todos podem fazer, como por exemplo, os portadores de neoplasias, presença ou possível gravidez, sobre glândulas hipo ou hiper funcionantes e pacientes com uso de esteróides/corticóides.

O farmacêutico especialista em acupuntura, José Rubens G. Carvalho, explica que existem fatores favoráveis e desfavoráveis na aplicação, tanto do laser como das agulhas e por isso o profissional deve avaliar cada caso. “porém, as agulhas são insubstituíveis, pois quando puncionadas pelo acupunturista na pele permitem que ele procure devagar, na profundidade, a sensação do QI, assim como permite que o mesmo possa manipulá-la durante o período da sessão provocando a estimulação desejada dependendo da existência de uma condição de excesso ou de deficiência, que é indicada pelos sinais e sintomas apresentados, bom como pelo biótipo e condição do paciente”, explica.

Segundo ele essa interação entre acupunturista e paciente já não ocorre com tal intensidade na aplicação do laser, uma vez que o mesmo não tem como ser manipulado. A acupuntura a laser é muito utilizada em crianças e pessoas com muito medo de agulhas.

Mais equilíbrio para o seu organismo

A acupuntura, técnica milenar da medicina chinesa, é utilizada para regular o equilíbrio do organismo. Segundo especialista ela melhora a circulação sanguínea, aumenta a resistência do corpo, regulariza e normaliza funções orgânicas e promove um melhor metabolismo. “Podemos dizer que a acupuntura é ferramenta terapêutica de grande utilidade em qualquer doença, para todas as faixas etárias independente de sexo, podendo ainda ser facilmente associada a outras modalidades terapêuticas”, garante o acupunturista José Rubens G. Carvalho.

Mesmo em casos de patologias em que é necessária a intervenção cirúrgica, a acupuntura pode ser utilizada para a melhora do estado imunológico do paciente e apressar a recuperação no período pós operatório. Prova disso é que a acupuntura já é a aceita em vários planos de saúde e até no Sistema Único de Saúde (SUS), onde normalmente é utilizada em conjunto com outros tipos de tratamento.

José Rubens explica que as doenças que mais surgem para tratamento em seu consultório são dores em geral, enxaquecas, estresse, depressão, insônia, problemas respiratórios, regulação do tônus muscular.

Uma ajuda para a beleza

Além de trazer benefícios para a saúde a acupuntura também pode ser uma forte aliada da beleza. Conhecida como acupuntura estética ela pode ser utilizada para tratar acne, rugas (rejuvenescimento facial), gordura localizada, estrias, celulite, obesidade entre outras.

O acupunturista José Rubens G. Carvalho explica que para cada necessidade existe um tratamento específico cuja quantidade de sessões necessária varia de 5 a 10, podendo ser de 1 a 2 vezes na semana. “Em 80% dos casos, o resultado já pode ser visto logo na primeira sessão, a não ser em caos como estrias e acne que requerem um tempo maior para regeneração tecidual. É recomendável, após estas sessões iniciais, que o paciente faça uma manutenção mensal para que os resultados obtidos possam ser mantidos”, ressalta.



Confira Também:

Reflexologia
Uso da acupuntura estética e ventosaterapia na redução abdominal
Auriculoterapia
Tratamento de Alzheimer
Avaliação do tratamento de Microfisioterapia em 300 paciente sofredores de lombalgia
Posturologia
Rua Henfil, 65 - Anhangabaú - Jundiaí - SP

Copyright © Espaço saúde Reiashi - Todos os direitos reservados