Artigos > A Eficácia da Acupuntura no tratamento de rugas

A Eficácia da Acupuntura no tratamento de rugas

ESTÉTICA FACIAL: A EFICÁCIA DA ACUPUNTURA NO

TRATAMENTO DE RUGAS – REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

FACIAL AESTHETICS: THE EFFECTIVENESS OF ACUPUNCTURE IN

TREATMENT OF WRINKLES – REVISION

Joycemara de Oliveira Silva 1

Jean Luís de Souza 2

Ana Maria Silva Pereira 3

 

RESUMO

Sabemos que o envelhecimento é um processo fisiológico e irreversível do organismo, e que com ele aparecem alterações sistêmicas, como por exemplo, na pele, o surgimento de rugas, especialmente na face. Existem vários tipos de tratamentos para as rugas faciais, dentre eles destaca-se nos dias atuais, a acupuntura, que além dos efeitos locais, também traz benefícios sistêmicos. Para a realização do estudo descritivo de revisão bibliográfica, foram pesquisados artigos científicos oriundos de periódicos, disponibilizados ou não por via on line, sites com referência no assunto e livros, priorizando a acupuntura no tratamento de rugas. Perante a revisão bibliográfica realizada, verificou-se que a literatura sobre o assunto é escassa, e há necessidade de estudos científicos para averiguar melhor seus efeitos, se estes são temporários ou definitivos, e se tem aspecto preventivo ou curativo.

Palavras-chave: estética facial, rugas, acupuntura.

 

DISCUSSÃO

A história mostra que o culto ao corpo sempre existiu em diferentes épocas. Na antiguidade, o belo e o harmônico eram representados através de pintura e esculturas que exaltavam além da forma física, a aparência facial. Nos dias de hoje, há uma busca pela perfeição, de modo que as pessoas recorrem cada vez mais aos tratamentos estéticos para estarem dentro dos padrões de beleza exigidos pela sociedade. A acupuntura vem se destacando como um aliado aos tratamentos faciais (BEAU, 1982).

A acupuntura não é novidade na estética, porém, esse procedimento somente agora vem se firmando com outros tratamentos para combater as rugas faciais. Essa técnica é interessante, pois não atua somente na retirada das rugas, a sua ação se estende beneficamente em todo o organismo. Além disso, possui inúmeras vantagens com relação a outros métodos.

Trata-se de uma técnica natural, quase indolor, sem efeitos colaterais e não necessita de tempo para recuperação. Além disso, os efeitos são percebidos rapidamente e o custo do tratamento é mais baixo.

O envelhecimento é um processo fisiológico e não pode ser revertido, portanto, as rugas não podem ser evitadas, mais cedo ou mais tarde, elas irão aparecer. Porém, hoje existem medidas eficazes para amenizá-las e retardá-las, através de procedimentos que incrementem a circulação superficial local, com o objetivo de melhorar a nutrição e o metabolismo, assim como o aumento do tônus muscular, proporcionando uma melhora no aspecto geral da pele, retardando assim, o envelhecimento precoce da mesma.

O tratamento estético pela acupuntura visa não só resultados externos, como os benefícios nutricionais, a suavidade na expressão facial, e a melhora na tonicidade muscular, esse tratamento visa a normalização dos sistemas e órgãos internos que possuem influências diretas nas diversas regiões do rosto. Trata-se primeiramente o interior, para depois atuar nos resquícios externos, a parte estética propriamente envolvida. Portanto, no tratamento estético facial pela acupuntura, o objetivo é o equilíbrio energético entre Yang e Yin, sendo Yang a parte externa (pele, músculos e tecidos superficiais – estético), e Yin a porção interna do organismo (órgãos e vísceras – funções orgânicas).

 

CONCLUSÃO

Conclui-se, portanto, que a acupuntura é atualmente uma das melhores alternativas para quem busca algo novo e saudável para melhorar a estética da face, obtendo resultados que se fazem visíveis, tanto no físico quanto no psicológico. Porém, sugere-se a realização de pesquisas atuais para averiguar melhor seus efeitos, se estes são temporários ou definitivos, e e tem aspecto preventivo ou curativo.



Confira Também:

Acupuntura no tratamento da dor
CROMOTERAPIA
Acupuntura e estresse
REGENERAÇÃO CELULAR
Avaliação do tratamento de Microfisioterapia em 300 paciente sofredores de lombalgia
Acupuntura – Verdades e Mitos
Rua Henfil, 65 - Anhangabaú - Jundiaí - SP

Copyright © Espaço saúde Reiashi - Todos os direitos reservados